20/04/2017 18:14

Trabalhadores retomam coleta de lixo domiciliar nesta sexta em Londrina

Os trabalhadores da coleta de lixo domiciliar de Londrina voltam às atividades nesta sexta-feira (21). Nesta quinta, coletores e motoristas cruzaram os braços em protesto pelas condições precárias da frota.

Foto: Fábio Lainetti/TV Tarobá

Foto: Fábio Lainetti/TV Tarobá

É a terceira vez que eles paralisam o serviço de coleta de lixo desde dezembro, quando a nova empresa assumiu. A reclamação dessa vez é a falta de segurança na frota atual. Só no período da manhã, 70 funcionários suspenderam as atividades. Eles alegam que estão circulando em caminhões com muito uso, que quebram com frequência, alguns até com pneus carecas e sem freios.

Nesta quinta, deveria começar a rodar uma nova frota de 16 caminhões. Ela fazia parte de um acordo da empresa com o sindicato que representa a categoria, mas houve atraso na entrega e nenhum caminhão chegou. Mesmo após uma reunião com a direção da empresa, os funcionários não conseguiam resolver se retomariam ou não as atividades do dia.

Sem uma decisão, todos entraram na sede para uma nova negociação. Após meia hora de conversa e uma promessa, eles decidiram retomar as atividades, mas apenas nesta sexta-feira.

(Redação com Ticianna Mujali)